O som da BBC que não sai da cabeça.

Quando estava em Timor Leste minha rotina era dormir, trabalhar, ir para a praia no fim de tarde, participar dos almoços de nossa galera brasileira, internet e ver TV. Na TV, claro, nada de canal brasileiro porque não tinha. Malemal aparecia uma notícia de alguma tragédia ou ainda a seleção que estava jogando em algum buraco. Além disso, o restante, ou era canal da Indonésia com aqueles “wgaedawafagjas” que falavam, ou alguma outra coisa mais estranha.

Então me acostumei a ver a inglesa BBC que ao menos entendia e tinha notícias do mundo todo, principalmente no BBC World, um ótimo programa de notícias. Gostar não gostava mas entre ouvir aquilo que era pior que grego e o sotaque britânico, ficava com a segunda opção.

A BBC como boa inglesa que é, tem na qualidade seu ponto forte. Os programas são interessantes, as imagens bonitas e até mesmo as tiazinhas que apresentam os programas, apresentáveis. Mas uma das coisas que mais gostava era a vinheta de countdown (contagem regressiva) entre alguns programas. Sim, parece estranho mas adorava pois eles conseguiam em 30 segundos (existe uma versão de 1 minuto também) rodar todo o planeta. Veja você mesmo no vídeo abaixo.

Além da vinheta, a maledeta da trilha sonora me deixava o dia todo com o tu… tu… tu… na cabeça martelando. Não me pergunte porque mas acontecia e volta e meia me pegava cantarolando o barulhinho.

Então, a descoberta do autor do barulho da BBC

Há algum tempo fuçando na web, me deparei com o vídeo acima no YouTube, lembrei da música e resolvi procurá-la até que encontrei todas as referências sobre ela e o cara que a fez. Chama-se David Lowe, especialista em trilhas sonoras para rádio e TV com trabalhos reconhecidos no mundo todo. Simplesmente, o cara é fera.

E hoje, na frente da TV “zapeando” os canais, paro novamente na BBC e vejo a vinheta atualizada em suas imagens mas com a mesma trilha sonora que me fez lembrar muito o tempo de Timor Leste. Sei lá porque, mas vez em quando bate uma nostalgia…