Tradicionalmente o marketing é das atividades mais apelativas que existem, seja por sua natureza, seja pelos seus objetivos. Mas será que ele realmente precisa ser assim? Creio que não.

Nunca entendi muito bem a essência do marketing por motivos óbvios. Sou pessoa da área de exatas e sendo o marketing extremamente subjetivo, ele não se encaixa muito bem nas sinapses de minha cabeça. Mais ainda quando apelativo, sejam em peças de revistas, músicas ou vídeos. Na minha humilde opinião (IMHO), marketing não precisa ser assim, principalmente em certas classes de produtos como os de alto custo ou, digamos, refinados.

A Volvo é conhecida pela segurança de seus veículos e pelo esmero de fazer produtos bem feitos. Ok, eles às vezes pecam no design que, em alguns modelos, é tão feio quanto a Dercy Gonçalves chupando limão mas, assim mesmo, é um veículo sensacional.

Então, como passar a mensagem de seus bons carros para um seleto grupo de compradores? O melhor exemplo é o comercial a seguir que encontrei na web. Baseado em uma música bem conhecida na Suécia (terra da Volvo) e regravada por uma das mais belas vozes suecas (Amanda Bergman), o vídeo poderia ser o clipe da música mas, na verdade, é um comercial de carros!

Veja a sutileza com que as imagens dos produtos da montadora são inseridas no vídeo e perceberá que eles aparentam sutilmente fazer parte do todo, induzindo o consumidor sem nada dizer. Simples assim. Não é necessário nada apelativo, somente bom gosto.

Você compraria um carro da Volvo depois de assistir este vídeo? Eu, no mínimo, gostaria de conhecer mais sobre o produto.

Resumindo: fez o que era para ser feito sem apelar.