Há algum tempo mantenho timidamente algumas páginas neste blog com dicas de viagens sobre com o que tomar cuidado, ferramentas de auxílio aos viajantes, documentos e outros. Confesso que gostaria de ter escrito mais, entretando, questões paralelas (sempre elas) não me permitiram. Mas não é por isso que estou fechando esta área ou seção. Fecho-a por um motivo muito maior e que me deixa imensamente feliz.

Desde meados de 2004 uso um guia na Internet para procurar informações adicionais sobre meus destinos de viagens. Este chama-se Wikitravel; um site baseado na idéia do Wikipédia, a maior enciclopédia mundial que disponibiliza à qualquer ser-humano informações livres. O Wikitravel é isso: um grande guia de viagens onde qualquer pessoa pode contribuir ou utilizar sem gastar um único centavo.

Mas existia um problema para a maioria das pessoas: não estava disponível uma versão em português das informações lá contidas (mais ou menos 6 mil destinos diferentes em todo o mundo). Como sou um chato (reconheço), desde minha entrada no Wikitravel venho insistindo com os criadores para fazerem o mesmo em nosso idioma. Assim, brasileiros, portugueses, moçambicanos, angolanos e outros povos que compartilham do mesmo idioma poderiam também criar e utilizar o Wikitravel.

Decorridos mais de ano e meio, recebo a notí­cia esta madrugada que foi criado o Wikitravel em português, do qual me orgulho profundamente de ter “forçado” para que acontecesse e de onde sou o usuário de número 1 no sistema (clap clap clap).

Por quê de minha alegria? Simples, agora poderemos compartilhar milhares de roteiros de viagem, dicas, fotos, informações e tudo mais a respeito de colocar o pé na estrada, em nosso idioma.

Com o nascimento do Wikitravel em português, deixa de ter sentido minhas humildes páginas. Assim, estarei colocando o conteúdo delas dentro do Wikitravel para que qualquer pessoa possa acessá-las e editá-las como bem entender. Com isso, dou minha colaboração àqueles que certamente também irão colaborar comigo disponibilizando informações sobre meus próximos destinos (por exemplo, a Austrália ano que vem).

Se você quer participar por exemplo com dicas de sua cidade; aquela que somente você sabe, aquela pracinha legal, aquele mercado que vende uma pimenta violenta ou aquele restaurante italiano, participe do Wikitravel. Você não paga nada e pode colaborar com milhões de pessoas no mundo todo. Se não entendeu como funciona e quer uma ajuda, me envie um e-mail que terei o maior prazer em ajudá-lo a participar.

Wikitravel, parabéns! (em bom português)