Chegam as eleições e começa a mesma ladainha: candidato com cara lavada pedido, implorando, chorando, ajoelhando pelo seu voto. Para isso, santinhos, carreatas, gasolina no tanque, festinha, churrascada, promessa que não pode cumprir, promessa que pode cumprir mas não vai, casa, cesta básica e até casamento para a filha encalhada. É um descalabro tão grande que volta e meia fico decepcionado e penso que a solução é, como diz um grande amigo “bala na nuca e vala comum”. Só não o fico pois, se conseguimos (nós italianos) tirar o facista do Berlusconi da cadeira de primeiro-ministro da Itália, por quê aqui não? Tá certo, tá certo, aqui não é a Itália, mas…

Para aqueles menos politizados, algumas dicas interessantes. A primeira é o site Transparência Brasil. Uma ONG que desde 2000 trabalha para combater toda esta palhaçada que temos nas eleições e política brasileira. Este ano estão com uma ferramenta interessante: Excelências Com ela você pode ver o que seu candidato fez ou deixou de fazer, caso já tenha passado pela Câmara. Uma ferramenta indispensável para quem quer votar bem (ou pelo menos que tem esperança nisso).

O outro é um cliente meu mas não é por isso que o indico. É a também ONG paulistana Voto Consciente. Nos mesmos moldes da Transparência Brasil, o Voto Consciente atua no estado de São Paulo principalmente junto à Assembléia Legislativa e Câmara Municipal. Lá também você pode encontrar tabelas com o perfil de cada um dos deputados e saber o que querem (ou deixam de querer) nestas eleições. Um trabalho muito bem feito das senhoras que tocam esta ONG com braço de ferro.

Visite os sites e por favor não jogue seu voto na lama. Sinceramente não estou a fim de pegar meu passaporte italiano e me mandar daqui. Mas que está difícil aguentar, está.

Transparência Brasil

Voto Consciente