Coisa estranha esta não? “Eu cheguei em Marte”. Mas é a pura verdade.

Nave Phoenix em MarteDepois de uma jornada de 10 meses a nave Phoenix pousou em Marte esta semana. E nela, além de todos os instrumentos científicos que serão usados para investigar a história geológica do planeta e também pesquisar a composição química do ártico marciano com o intuito de verificar a possibilidade de suporte à vida, está também uma carga interessante, diferente e no mínimo inusitada. Trata-se de um mini-DVD contendo mais de 250 mil mensagens, nomes e assinaturas de pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes, desenhos, áudios e vídeos que lá ficarão durante sabe-se Deus quanto tempo.

Iniciativa da Planet Society americana, o mini-DVD é simplesmente um registro daquilo que somos e o que temos nos dias atuais para, quem sabe, algum ser extraterrestre munido de um legítimo leitor de DVD made in China possa conhecer um pouco mais da raça que habita o planetinha azul e chegar a conclusão que não vale a pena nos colonizar porque a zona é tão grande que seria uma dor de cabeça monumental.

Placa na PionnerEsta não é a primeira vez que mensagens de nós mesmos atravessa o espaço. Certamente a mais famosa é a placa fixada na parte exterior da nave Pionner 10 lançada da Terra em março de 1972 (estava nascedo, putz) cujo o último contato foi realizado em janeiro de 2003 quando já estava há 12 bilhões de quilômetros da Terra seguindo em direção da estrela Aldebarã.

Como não tenho grana para ir na esquina do espaço, arrumei uma forma de pegar uma carona nesta exploração. Dentre tantos dados que o DVD contém está também meu nome. Assim junto com a nave, cheguei eu no planeta vermelho; coisa que seria impensável para qualquer um há 50 anos atrás.

Gostou da ideia? Pois o próximo DVD será enviado para a Lua em novembro deste ano na nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e você pode colocar seu nome nele. Basta clicar aqui e preencher seus dados até dia 27 de junho.