Férias no Atacama

mapa chile

Uma das coisas que gosto de meu trabalho é ter que viajar, mesmo sendo a trabalho. Claro que irá dizer “que coisa mais besta, viajar a trabalho”. Sim, tenho que concordar mas você não está vendo o outro lado da moeda. Quando viajo a trabalho, recebo as milhagem que me propicia a viagem de descanso. E desta vez é isso: quinze dias de férias no norte do Chile com passagem paga pelo Smiles que ficou gordão depois da aquisição pela Gol.

Resolvi ir para o Chile por vários motivos. Proximidade com o Brasil, custo, passagem aérea e paisagens interessantes para se ver. Nesta primeira ida à “tripa do mundo”, irei para o norte conhecer o deserto de Atacama, os salares da região e os observatórios que pipocam em tudo que é canto da borda dos Andes. De Santiago, pego a ruta 5 (também conhecida como Rodovia Panamericana, a mais extensa do planeta) em sentido norte passando por Coquimbo, La Serena, Copiapó, Antofagasta, Calama e chegando em San Pedro de Atacama, lá no meio do nada na divisa com Bolívia e Peru. Na volta pela mesma estrada, vou parando principalmente no litoral para conhecer um pouco do oceano pacífico. No final, alguns dias em Santiago para tomar vinho até ficar vermelho e voltar para casa.

Não inventei moda de querer conhecer todo o país de uma vez pois simplesmente não dá. Tanto na parte norte quanto na parte sul existem centenas de paisagens interessantes e resolvi dividir a viagem em dois tempos. No segundo (sabe Deus quando), pego a mesma rodovia e vou para o sul até Puerto Williams, a última cidade do país e na eterna briga com Ushuaia para saber qual é a mais ao sul do mundo.

Então durante os próximos 15 dias os textos ficam mais escassos afinal nem laptop estou levando. Mas as fotos chegarão em breve, principalmente agora que a máquina chegou e está funcionando 100%.

Até a volta.

4 Comentários

Adicione o seu

  1. Paulino, não me conhece mas fui à San Pedro em outubro e foi incrível, pasidagens maravilhosas uma energia sensacional. Acho estou no mesmo barco que vc e na próxima viagem irei ao sul de Chile e pretendo fazer o Cruce de Lagos… Boa sorte!!

  2. Raphael Palma

    19/06/2009 — 10:35

    ÓLa Paulino,

    Estou indo para San Pedro do Atacama dia 13/07, estou indo de carro de Santiago ao deserto. Gostaria de saber o que vc achou das estradas e em quantos dias chego na cidade indo pela Rota 5.

    Valeu.

  3. Uma das coisas que detesto no trabalho do Paulino é que até nas férias temos de aturá-lo. Seria tão bom se ele viajasse e nos esquecesse, mesmo!

    Férias no Chile? Ah Tá na cama! Assim até eu.

    Boas férias, divirta-se e esqueça-nos.

1 Pingback

  1. Viagem bacana | Paulino Michelazzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + cinco =