Cervejas não é vício para mim, é hobby.

A época de beber até cair passou há muito tempo mas bebo com regularidade (regularidade = todo o dia). A diferença é que, com o passar do tempo, deixei de tomar cerveja bosta para tomar boas cervejas. Isso ficou mais forte com minha mudança para o paraíso das loiras, a Bélgica, onde cerveja é mais comum que água.

A questão de cervejas é tão importante para mim que faço “check-in” desde 2020 de cada uma que bebo usando a Untappd, a rede social para os amantes das loiras, morenas, ruivas e todas as demais no meio dessas. Com esse aplicativo sei onde a cerveja é feita, qual o IBU, a graduação alcoólica e principalmente, se já bebi ou não. No supermercado, uso essas informações para experimentar e escolher novas cervejas.

Para se ter uma ideia, no último ano eu tomei 575 brejas de 157 cervejarias diferentes, com a média de uma cerveja e meia por dia, 68 a mais que no ano anterior.

Check-in de cervejas - 2023
Check-in de cervejas – 2023
137 cervejarias diferentes em 2023
137 cervejarias diferentes em 2023

Com isso, já tomei desde 2020, mais de 750 diferentes cervejas de dezenas de países diferentes. Números para deixar muita gente com uma enorme dor de cotovelo :)

Cervejas no Brasil

Aqui o caldo entorna. Via de regra o que se vende nos supermercados é uma porcaria. Exemplos: o sabor da Heinenken no Brasil não tem absolutamente nada a ver com a original holandesa. O mesmo acontece com a Stella-Atrois comparando com sua irmã belga e até mesmo a witbier Hoegaarden está longe daquele encontrada na Europa. Certamente as fábricas brasileiras importam a marca e deixam as receitas originais para trás, a fim de adaptar o produto ao paladar local. Como o paladar local é acostumado com coisa ruim, por certo fazem as aberrações encontradas nos mercados de todo o país.

A solução então é procurar as artesanais, esperando ter melhor qualidade de sabor. Muitas das brasileiras artesanais que apreciei conseguem fazer isso. Já outras, infelizmente, competem para serem piores que as tradicionais, dessa forma tornando o prazer de beber uma boa cerveja uma pesquisa com lupa. Neste momento, o Untappd ajuda muito na obtenção de opinões de quem já passou pela peleja.

Para ajudar os leitores, criei algumas galerias de fotos daquilo que já experimentei ao longo desse tempo, dividindo-as entre cervejas internacionais (muitas deles inexistentes no Brasil) e artesanais nacionais que vale a pena conhecer. Se tiver alguma sugestão, comente no final desse post ou me siga no Untappd. Será um prazer dar um “toast” contigo.

Saúde!

Observação: a galeria é sempre atualizada de acordo com as novidades que encontro pelo mundo. Vale a pena conferir.