Com a aproximação da viagem para o Timor, a primeira grande providência é arrumar um cartão fidelidade para não perder as milhas deste primeiro vôo (e claro, dos outros que irão surgir). Muito bem, toca então conseguir um cartão.

Tentei primeiramente a LanChile mas o sistema deles não finaliza o processo. Por três ou mais vezes, sempre a mesma mensagem de erro. Descontente, vamos para a segunda opção, a companhia australiana Quantas. Nela, uma surpresa: você tem que pagar para fazer parte do programa. Como pobretão que sou, declinei da singela oferta de AU$ 89 pelo cartão. O que fazer então?

Fui verificar então o site da OneWorld, uma aliança de companhias aéreas para saber se existia alguma que pudesse usar (algo como a StarAlliance que a Varig faz parte). Dentre as companhias que participam achei a solução: Iberia. Uma empresa espanhola de aviação que sempre tive boas referências com a mesma. Procuro o programa de milhagens, rapidamente preencho os dados e cá está o cartão na mão.

Iberia

Agora é só apresentar no check-in da LanChile ou Quantas para receber as milhas. Mesmo não sendo destas companhias, existe uma “troca” entre elas e valem da mesma forma.Nada como um pouco de “neurônio” para resolver o problema e aproveitar. Quem sabe não arrumo uma passagem para Tóquio de graça?