Já dizia o velho guerreiro Chacrinha que “quem não se comunica, se estrumbica”. E nos dias de hoje onde a globalização deixa de ser um sonho para se tornar algo ao alcance de alguns cliques, o aprendizado de outros idiomas é mais que uma necessidade, é uma obrigação.

Entretanto, muitas pessoas ainda abrem mão deste conhecimento usando desculpas que vão desde a falta de condições financeiras (claro, não somos a Noruega) até a falta de tempo. Então que tal aproveitar a Internet e aquele tempo ocioso que fica em sites de conteúdo duvidoso para aprender uma nova língua? Veja algumas dicas interessantes.

“Orkut’s” com conteúdo

Há algum tempo descobriram que redes de relacionamentos como o Orkut podem ser usadas para algo melhor que fomentar fuxico e promover encontros. E uma destas opções é o aprendizado de idiomas entre interessados em dezenas de línguas diferentes.

Neste segmento existem dois sites interessantes que operam de forma muito parecida e com quase os mesmos recursos em ambos. O primeiro é o FriendsAbroad, um site americano onde o usuário cria seu perfil, indica os idiomas que conhece e também os que está aprendendo ou deseja aprender e a ferramenta faz um “match” entre os milhares de inscritos com os mesmos interesses. Depois disto, basta fazer o contato para começarem a aprender juntos.

O outro é o espanhol talkConmigo que possui as mesmas facilidades e ferramentas mas ainda com menos usuários que o primeiro devido ter sido lançado há pouco tempo (mas nem por isso deixa ser interessante).

As grandes vantagens destas ferramentas são: gratuidade (nada se paga), facilidade de uso e principalmente “quebrar o gelo” daqueles que tem vergonha ou acreditam que não possuem nível de conhecimento suficiente para conversar com outras pessoas. Como ambos estão aprendendo, a tolerância à erros se torna muito maior. De quebra, a vantagem de poder fazer novas amizades em outros países.

Small pieces

Mesmo não sendo o idioma mais falado no mundo, o inglês é sem sombra de dúvida a língua franca para negócios no planeta. Então nada mais justo que listar alguns sites que tratam diretamente deste idioma.

Um deles é o Inglês Prá Quê? um blog muito legal com dicas de fácil compreensão sobre a gramática inglesa que inclusive comenta as diferenças de sotaque em vários países (Austrália, E.U.A., Inglaterra). Na mesma linha existe o English Experts, outro blog altamente indicado pelo seu conteúdo interessante e muito útil, além de possuir um visual muito bonito.

Veado não é viado

Acredito que o português é um dos idiomas mais interessantes que existe devido suas intermináveis flexões, sintaxes, semânticas e por ai vai. Mesmo achando que sabe bem o português, faça uma visita no site Português.com.br e saberá o quanto não conhece. Também reserve um tempo para conhecer o blog FalaBonito onde irá encontrar dezenas de dicas sobre nosso idioma e muita coisa interessante.

Aproveite!