Brasinésia

Não teria como deixar de falar sobre o catastrófico acidente da TAM na minha terra natal. Sinto uma dor tremenda só de imaginar a situação. Mas conversando aqui com amigos sobre o ocorrido, chegamos a conclusão que devemos mudar o nome da terrinha para Brasinésia, um mix de Brasil e Indonésia devido a semelheança gritante entre os dois países. Não acredita? Pois olhe as coincidências.

O Brasil tem a crise aérea latente e ninguém resolve. Todo mundo diz que “está caminhando” mas o que vemos é uma lesma manca que pende para os lados. E na Indonésia como é? Bem, aqui TODAS as companhias aéreas estão proibidas de voar para a Europa por questões de segurança. Tal lá como cá, quando o governo diz A e você tem que entender B. Simples assim e reze para não estar num “Garuda” ou num “Adam” quando a coisa tentar subir ou descer.

Mas ai disseram que aqui tem catástrofes e lá não. Não mesmo? E o que é o senado? Vai me dizer que não é uma catástrofe? Uma casa legislativa onde um senador renuncia para manter seus direitos políticos em pé e seu vice, no mesmo dia que assume, já recebe um processo nos cornos, o que é? E o presidente da mesma casa, com sua arrogância de um verdadeiro ditador indonésio dizendo que só sai amarrado, o que é? Claro, uma catástrofe natural inclusive. Da mesma forma que as Tsunamis aqui, eles conseguem jogar lama para todos os lados e emporcalhar tudo o que tem pela frente.

Mas olha só o que mais, aqui tem café e lá também. Aqui tem mar e lá também. Aqui tem terremoto e lá… ups, lá não tem. Não tem mesmo? E o que é a polícia entrar num morro e meter bala em todo mundo? Videogame? E ver prédios ruíndo por causa de areia no meio do concreto das vigas, o que é?

Ahhh, mas aqui é uma ilha e lá não é. Não mesmo? Olhe bem e veja se existe país mais ilhado que a terra brasilis. A única diferença entre as ilhas daqui e de lá é o que as separa. Aqui é água salgada e lá um muro e uma enorme vala que separa a grã-finagem do restante do povo. Pequena diferença não é mesmo?

Ditadura ambos tiveram. Notas com muitos zeros também. A única coisa que ainda não tem do lado de lá e macho para invadir os vizinhos como aqui. Mesmo errados ou loucos, os daqui pegam nas armas e mandam ver. Enquanto isso, do outro lado, deixa a pista molhar, relaxa e goza. Quem sabe com o rabo queimando aprendem a tocar fogo em praça pública nos safados que já deveriam ter sido tostados há muito tempo?

Brasinésia, como diz a “grobo”, o futuro já começou.

PS: às famílias das vítimas do acidente da TAM, as mais profundas condolências diretamente do Timor-Leste.

1 Comentário

Adicione o seu

  1. DOUGLAS RIBEIRO

    20/07/2007 — 21:28

    olá Paulino

    Realmente é uma tragédia que já estava anunciada como muitas outras, tudo porque não há quem fiscalize de verdade e tome as providências cabíveis para punir-los.
    Do contrário os culpados, esteja em que instâcia tiver, irião todos à cadeia.
    exemplos não faltam: Segurança pública, corrupção, saúde pública que é uma lastima, Educação então, não falarei para não ofender os que também precisam dela para aprender que quem descubriu o Brasil foi Cabral, e não os ìndios que até agora são os verdadeiros donos do Brasil só em filmes e nas teorias das políticas públicas.
    Abraços e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezoito =