Serviço de atendimento ao cliente das empresas no Brasil é algo para lá de medonho. Dia destes estava a procura de um aparelho de telefonia celular que comportasse dois sim-cards ao mesmo tempo. Procurei na Internet as empresas nacionais para saber se algum modelo possui esta funcionalidade. Já sabia que aparelhos da O2 e também Foston que tinha visto na Ásia possuem isso, então, era questão de procurar uma marca “nacional”. Resultado: horrível.

A pergunta era simples: “Estou a procura de um telefone celular que possa usar dois chips (tecnologia GSM) em um mesmo aparelho. Esta empresa possui tal produto? Se sim, qual o modelo?” . Enviei para as empresas Samsung e Nokia e fiz a mesma pergunta em um chat da Motorola. As respostas foram:

Samsung

Até o presente momento não dispomos de esclarecimentos referente ao lançamento deste aparelho. Solicitamos que entre em contato com lojas especializadas e verifique mais esclarecimentos.

Nokia

Esclareço que a Nokia não disponibiliza aparelhos com dois compartimentos para SIM Lock, somente possuímos aparelhos desbloqueados que há a possibilidade de utilizar dois chips, entretanto não ao mesmo tempo. Sua manifestação será utilizada como sugestão para o aprimoramento dos nossos serviços.

No caso da Motorola, recebi a informação que não existe tal aparelho na linha deles. Como já estava em chat, aproveitei para fazer uma pergunta técnica sobre outro aparelho e a resposta é ridícula.

A Sony-Ericsson tem um serviço de atendimento ao cliente tão ruim que não consegui enviar a pergunta e a L&G o chat não funciona.

De todas elas, a Nokia mostra porque é a primeira no mundo em aparelhos. Mesmo não possuíndo, a resposta foi dada por um humano e de forma coerente. Já a Samsung…. bem, creio que recebi e-mail da empresa errada pois nem eles sabem o que ela vende. Sim, ela possui um celular com esta característica e que pode ser visto aqui. Além disso pedir para que entre em contato com uma loja é assinar o atestado de burrice. Como pode uma loja saber mais sobre o produto que o próprio fabricante?

O resumo é: se você não sabe sobre algo, NÃO PERGUNTE para o fabricante. Eles também, via de regra, não sabem.