Estive neste final de semana em João Pessoa, Paraíba participando do ENSOL 2.0, um evento de software livre. Ao contrário do que pode-se imaginar, não pude fazer absolutamente nada de turismo por estar com a agenda cheia em todos os dias, mas nos caminhos entre hotel-evento-restaurante pude perceber que o turismo na cidade pouco mudou. Um dos fatores, claro, a falta de incentivo do governo local a esta importante forma de trazer recursos para a sociedade. Parece-me que o governador está mais interessado em trair sua mulher e tomar umas do que promover o turismo. De outra, uma questão geográfica que por um “azar” daqueles, deixa João Pessoa entre os dois destinos mais importantes do nordeste (Recife e Natal), fazendo com que a cidade, mesmo maravilhosa, tranquila e linda, seja colocada em segundo plano tanto pelos brasileiros quanto pelos estrangeiros.

Mas hoje lendo uma notícia na BBC penso que pode existir um terceiro motivo. A criminalidade em João Pessoa é pequena e os traficantes de droga e grupos do crime organizado (exceto aquele do governo) não estão muito interessados na cidade. Então com isso, pessoas deixam de ir à cidade por não poderem participar de uma nova modalidade de turismo em nosso país: o “encontro com traficantes armados”. Sim, isso mesmo, você paga uma quantia X para poder se encontrar com traficantes armados e conhecer seu dia-a-dia. Nada mais lamentável.

Fico imaginando onde vamos parar com toda esta criatividade. Acredito que daqui há alguns meses, até o BOPE e a ROTA estão dando opções para o turismo dentro de nosso país: participe de uma batida policial em uma favela paulistana ou em um morro carioca e sinta realmente o que é ser “puliça”.