Dentro de algumas semanas começa a propaganda eleitoral gratuita. Infelizmente, ao contrário de outros países, no Brasil a coisa vira zona (como quase tudo). Tanto é verdade que até leis para a regulamentação publicitária tem que ser criadas a fim de nos salvaguardar porque a coisa é feia mesmo.

Mas, temos como combater isso. A Procuradoria Regional Eleitoral tem em seu site um formulário onde você pode fazer denúncias de propaganda eleitoral irregular inclusive anexando fotos ou imagens que comprovem o fato. Isso é muito interessante principalmente porque já sinto a quantidade de spam que irei receber nas minhas caixas de e-mail. Mas, e como proceder? Veja a dica:

Se você receber um spam

Faça um screenshot (uma imagem da sua tela do computador) com o programa de e-mail aberto. Entre no site da procuradoria clicando aqui, preencha seus dados e anexe o arquivo da imagem do spam na mensagem.

Se você ver uma placa irregular na cidade

Tire uma foto da placa com seu celular, câmera fotográfica ou qualquer treco que tiver em mãos e proceda como no passo anterior.

Mas e se não tem foto?

Tudo bem, a denúncia vale da mesma forma. A foto é realmente para que dê mais base ainda na denúncia e possamos combater quem emporcalha e quem passa por cima de nossos direitos.

Aproveite e faça sua parte. Se não podemos pelo menos eleger quem presta, já vamos eliminar as párias logo no começo do processo.