Politicamente incorreto mas verdadeiro

Guia Politicamente Incorreto da História do BrasilAcabei de ler a obra Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil do jornalista paranaense Leandro Narloch e confesso que há muito tempo não lia algo tão bom sobre nossa história (acho que o último foi a série de Elio Gaspari sobre a ditadura em nosso país).

De fácil leitura e com português para qualquer ameba entender, o jornalista fez um soberbo trabalho de busca e recuperação de informações sobre as verdades de nossa história e que são, convenientemente, jogadas para baixo do tapete a fim de pintar um quadro mais bonitinho. Levanta “lebres” sobre a escravidão no Brasil, sobre os portugueses, sobre a Guerra do Paraguai, a ditadura, figuras como Santos Dumont e Aleijadinho, além da divertida passagem sobre o Acre (que ainda acredito ser a terra de Lost da América do Sul).

Valeu cada centavo pago no mesmo, fosse pela qualidade do material ou ainda pela coragem do jornalista que joga titica com um baita ventilador na cabeça de muita gente. Melhor assim. Quem sabe desta forma não paramos para pensar no que somos realmente?

Disponível nas melhores (e piores) livrarias do Brasil.

1 Comentário

Adicione o seu

  1. Eder L. Marques

    24/01/2010 — 23:57

    Dica anotada.

    Coincidentemente, acabei de ler uma obra sobre historia do Brasil. Trata-se do 1808 (devo resenhar no blog essa semana).

    Também é um livro bastante interessante, escrito em uma linguagem divertida e informal. Recomendo fortemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =