De volta ao Brasil, começam os convites para a participação em eventos nacionais de software livre em vários estados. Estes convites me deixam muito feliz por perceber que mesmo longe meu trabalho é reconhecido e posso retornar as habituais palestras proferidas em vários lugares, levando um pouco mais de conhecimento para pessoas interessadas nas questões relacionadas com o software livre, desenvolvimento web e ferramentas de gestão.

FISL 9.0 – O retorno

FISL - Fórum Internacional de Software LivreA primeira viagem já acontece este mês quando estarei no FISL – Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre/RS. Minha participação no FISL é para reencontrar amigos que há algum tempo (mais de ano) não vejo, ampliar o networking e também fazer contatos com algumas pessoas sobre negócios com software livre. Desta vez não estarei palestrando mas mesmo assim a presença está garantida num evento que há 3 anos não participo mas que tenho um apreço muito grande por ele. Entre dias 17 e 20 de Abril.

ENSOL 2.0

ENSOL - Encontro de Software Live da ParaíbaNão poderia negar o convite recebido pela comissão organizadora do ENSOL – Encontro de Software Livre da Paraíba para participar de sua segunda edição. Além dos ótimos amigos que possuo em terras paraibanas e no nordeste brasileiro, retornar para a cidade onde morei durante um ano e meio e rever as praias quentes do nordeste será com certeza revigorante. Mas não é lazer e tampouco turismo. No ENSOL estarei apresentando duas palestras que ainda estão sendo definidas mas que certamente irão agradar todos os que assistirem (prometo surpresas!). Entre 30 de abril e 4 de maio.

XXVI ENECOMP – 2008

XXVI ENECOMPNo finalzinho de julho retorno à Paraíba para participar do XXVI ENECOMP – Congresso Nacional dos Estudantes de Computação que será realizado na capital mundial do forró, Campina Grande. Neste evento, como em outros que já participei (edições de 2003 e 2005) estarei palestrando para jovens que estudam nas universidades públicas e privadas de todo o país com um tema que certamente será polêmico (ainda é surpresa). Além da palestra, também participarei de uma mesa-redonda que irá discutir temas relacionados com os estudantes da área. Entre 29 de julho e 1 de agosto.

Além destes eventos já existem sinalizações para outros dentro do Brasil e também no exterior os quais faltam organizar a agenda e abrir espaço para atendê-los. É aguardar mais um pouco que tudo se resolve.