Ouvindo aeroportos

Ouvindo aeroportosDesde moleque sou radioamador e radioperador (ex-PU2UTC, ex-PX2H8326 e atual PX2M2934) e sempre gostei do hobby. Passava noites em claro escutando estações do mundo todo e colecionando alfinetes num mapa com os países que já tinha falado (um total de 132). Hoje, devido ao trabalho e também a falta de estrutura, deixo parte dos equipamentos guardados para que na futura casa possa montar novamente o shark e “queimar botina” pelas frequências.

Mas nesta noite achei algo interessante. Estava fazendo o update de algumas aplicações em meu iPhone na AppleStore quando achei um aplicativo para a escuta das frequências das torres de controle de aeroportos do mundo todo. Melhor, encontrei o site que suporta a aplicação e lá é possível escutar tudo o que se passa nas conversas entre torre e aviões dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Do Brasil, encontrei somente um (frequência de 134.450Mhz e 126.100Mhz) que é o aeroporto de Brasília (BSB) e justamente no momento que estou ouvindo as comunicações, entra um avião da United Airlines passando pela cidade. É lastimável o inglês dos operadores. Até mesmo o meu é melhor, um vexame (será que os caras do Legacy entenderam mesmo o que era para eles fazerem?).

Enfim, se gosta de “rádio cachoeira” e tem prazer nisso, acesse o site liveACT.net Tem muita coisa interessante para ouvir por lá.

OBS: a escuta destas frequências, bem com frequências da Polícia, Bombeiros, Ambulâncias e outros serviços é livre e legal. Entretanto não é permitida sob hipótese alguma a interferência nas mesmas.

5 Comentários

Adicione o seu

  1. Meu amigo radioperador, sou PX8M1663 que opera e transmite de Araguaina/TO, 8ª Região (embora a seja regulamentada para 9ª), estou no rádio desde 1995 apenas e muitas coisas pude acompanhar de bom e ruim ao longo das frequências. Agora alço voo um pouco mais alto, reformulei minha estão após 5 anos afastado, eu estava sem nada e aos poucos, sob forte influência do meu esparadrapo (PX 9C 5366 aprocado para Classe C) que opera e transmite por Tangará da Serra/MT, estou ativando novamente minha estão, aquisição de novos equipamentos de ultima geração, (mas gosto mesmo é do bom rádio chaveado) tudo isso para manter o hobby que as vezes salva vidas. Muito bom suas epístola e de grande informação, parabéns. E quem sabe em algum momento cruzaremos os alumínios e faremos um bom QSO. Abraços

  2. Everton de Castro

    16/02/2011 — 22:49

    Olá, qual o nome do app que voce instalou no iphone amigo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dez =