CPAP Resmed – Safadeza alheia

Será que você realmente precisa de um “técnico” para alterar a pressão de seu CPAP Resmed? Veja aqui a resposta.

Eu uso CPAP há alguns anos e parece que é mal de família. Minha mãe precisa usar (mas não usa) e um de meus irmãos sofre do mesmo mal: apneia crônica. Então eu virei o “consultor CPAP” da família.

Pois bem. Este meu irmão foi fazer exames para diagnosticar o problema e realmente precisa usar o aparelho. Até este momento tudo bem, se não fosse a ganância da clínica e a onipresente “lei de Gérson” que assola este país. Diante do problema, a clínica (ou o médico ou ambos) resolveram cobrar para “regular a pressão do aparelho” pois o “complexo procedimento” precisa ser realizado por um “profissional competente”. Bela desculpa de porteiro que a maioria dos doentes caem sem saber e não discutem pois estão, esperam, diante de pessoa de conduta ilibada. Que engano.

A verdade

Você não precisa de um profissional para regular a pressão do aparelho. Isso qualquer imbecil com dois neurônios funcionando, dois dedos e um olho faz (explico abaixo). Mas você PRECISA de um profissional que faça o diagnóstico correto de qual é a pressão correta para seu caso e isso depende de dezenas de fatores. Assim, quem vai dizer qual é a pressão correta para configuração do aparelho para seu caso é um médico baseado num exame de polissonografia.

O restante? Balela, conversa fiada e sacanagem da grossa.

CPAP Resmed Tango C-Series

A história começou porque minha mãe já tinha um aparelho em casa e iria emprestar para meu irmão. Porém a clínica/médico/ambos se negavam a dizer como configurar. Muito bem, nada que um Google e meia dúzia de palavras não resolva.

Para o aparelho Tango C-Series da Resmed, o procedimento é o seguinte:

  1. mantenha pressionados ambos os botões de mudança de umidade até o display mostrar um “P”
  2. modifique a pressão usando os botões de umidade, para cima ou para baixo
  3. pressione o botão de ligar/desligar para salvar a configuração.

Simples não? E os espertalhões queriam cobrar por isso…

Observação: somente altere a pressão se for recomendada pelo seu médico. Caso contrário, não invente moda.

13 Comentários

Adicione o seu

  1. Leonardo Roxo

    20/02/2022 — 04:02

    Irmão, passei para agradecer e destacar que essa instrução continua a ser a única da internet. Passou o tempo desde a sua postagem e a máfia continua. Grande abraço e obrigado por nos livrar dessa filhadaputagem.

  2. Irmã0, obrigado por me livrar de filhadaputagem.

  3. Adilson Freitas

    12/04/2018 — 13:46

    Percebi isso também, pois ao falar com o médico, ele pesquisou a minha vida profissional. Mas não o ambiente de trabalho, fez uma pesquisa mais relacionada ao ganho mensal.
    Falou que iria pagar 8 mil reais e teria que ser ele a pessoa que iria regular o aparelho.

  4. Obrigado. Estes profissionais da saúde capitalista traem o juramento que fazem. Obrigado pelas informações no site.

  5. Paulo Cezar de Carvalho

    13/12/2017 — 14:56

    Uso já fazem 5 anos. Tentaram o mesmo golpe comigo. O aparelho é o mesmo acima. O pior agora é que aquele reservatório de água do meu furou e segundo eles, não fabrica mais. Se quiser ter umidificador, tenho que trocar de aparelho. Se alguém souber onde consigo, me ajuda ai, pois já pesquisei e não encontrei ainda.

  6. Muito bom!! Obrigada!!

  7. Putz ninguém quer ensinar esa regulagem…na loja que comprei fariam um treinamento qdo chegasse o aparelho, porém enviaram o aparelho já setado como cortesia…agora sei porque, queriam cobrar qdo fosse necessária regular…
    Grato pela ajuda… cidadania…

    • Ademir Tosin

      20/06/2017 — 19:25

      Tinha ate ficado feliz com a informação porem quando tento ligar o aparelho p/ salvar o mesmo não liga e a empresa que contatei pediu R$ 80,00 como foi a mesma que fez a ultima calibração será que bloquearam o aparelho
      Mas valeu a dica obrigado embora não consegui.

  8. Wander Araújo

    27/09/2016 — 04:02

    PARABÉNS!!!
    Me Cobraram R$ 50,00 por isso.

  9. Depois de ler mil vezes o manual do cpap e procurar outras mil no youtube através deste canal consegui realizar a alteração da pressão.
    Criam uma reserva de mercado para tirar mais e mais dinheiro da gente quando poderiam divulgar um procedimento tão simples desse.
    Parabéns ao autor da postagem. Deus te dê cada vez mais ssbedoria e que você possa sempre ter o bom ânimo para divulgar seus conhecimentos.

  10. Percebi tudo isso quando procurei o médico e a empresa que comercializa o aparelho, uma mafia grotesca, agem em conjunto e ganham em conjunto com a desgraça de muitos.

  11. Ricardo Gomes

    28/03/2016 — 16:14

    Muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 1 =